terça-feira, 28 de junho de 2011
Corinthians, o único!
ÚNICO INVICTO entre os paulistas neste Campeonato Brasileiro; único time a derrotar, e golear, o líder São Paulo até aqui; único a jamais ter feito a festa que os santistas fazem pela terceira vez, assim como os tricolores já fizeram outras três e os palmeirenses ao menos uma; este é o Corinthians, único também entre os grandes de São Paulo sem casa própria.
E foi no Pacaembu, na casa que virou sua sem sê- -la, que o Timão se aproveitou dos desfalques são- -paulinos e o venceu sem dificuldades depois que o tricolor ficou com dez em campo, ainda no primeiro tempo.
Os 5 a 0 foram a exata tradução da superioridade alvinegra, coroada com olé e uma infinidade de bolas entre as pernas.
Pois o Corinthians é tão grande, e aparentemente tão mais importante que os rivais, embora não possa concorrer com nenhum deles na relevância dos troféus conquistados, que impressiona como nenhum de seus adversários festeje coisa alguma sem fazer questão de lembrá-lo.
Se é ainda polêmica a tese freudiana sobre a inveja que a mulher teria do pênis, parece indiscutível o ciúmes que o tamanho da torcida corintiana desperta em seus concorrentes.
Porque não há outra explicação para as inúmeras agressões à nação corintiana em meio aos mais que justificados festejos praianos, assim como acontece quando a festa é alviverde ou tricolor - ou até mesmo rubro-negra e colorada.
Se é raro que o Corinthians tenha uma direção que chame a atenção por suas qualidades, como na época dourada da "Democracia Corinthiana", é frequente que se veja apontados entre os defeitos do seu comando os mesmos que se apresentam nos demais clubes.
E se o Corinthians não é o único dos grandes paulistas a conhecer a segunda divisão, só ele ganhou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, apesar de também apenas ele ter o título contestado.
Quem sabe um dia o Corinthians seja visto como mais um, depois de ganhar sua Libertadores e inaugurar o seu estádio, sobre o qual, com razão, pairam as mesmas críticas que um dia recaíram sobre o Morumbi, justa ou injustamente.
Porque imaginar o Corinthians com torcida menor do que alguém é perda de tempo, o que deixa um único caminho aos rivais: o de se dar conta que se nem festa são capazes de fazer sem lembrar a existência corintiana é porque importante mesmo é quem é sempre lembrado
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Palpite de um palpiteiro
Depois de um ótimo domingo de futebol, principalmente para este blogueiro que não esconde o seu time, o Campeonato Brasileiro passa a ter algumas definições.
Corinthians, São Paulo, Vasco e Santos deverão disputar o título da competição.
Os dois primeiros abriram boa vantagem dos concorrentes, tem bons jogadores (apesar do São Paulo ter perdido a maioria para a seleção) e tem camisa.
Os dois últimos tem o melhor time do país e estão embalados após os títulos da Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente.
Para a disputa da Libertadores, vários times são candidatos. Além dos quatro que brigarão pelo título, podem chegar o Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro e Internacional.
Vale lembrar, que a diferença do 3º colocado, Palmeiras, para o 11º colocado, Bahia, é de apenas três pontos, ou seja, uma vitória.
Para a 2ª divisão na minha opinião um time já colocou o pé, o Avaí. Em 18 pontos disputados, conquistou apenas um.
O Atlético-PR está na mesma situação do clube catarinense, mas conta com um elenco melhor e pode sair desta situação.
Ainda farão companhia ao Avaí o América-MG e o Atlético-Go. O outro rebaixado? Esse eu prefiro não arriscar.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Adversário do Cuiabá na série D é destaque no Globoesporte.com
Quando pisar no gramado do Pacaembu para decidir o título da Taça Libertadores, contra o Peñarol, na noite desta quarta-feira, o Santos terá o apoio de um inusitado grupo de torcedores.
São os jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica do amazonense Penarol. Quase xará do rival santista - falta só o til no N -, o time da cidade de Itacoatiara, situada a 240km da capital Manaus, pôs o clube uruguaio que inspirou a sua criação de lado e deixou as raízes brasileiras falarem mais alto.
Após mais um dia de preparação para a estreia na Série D do Campeonato Brasileiro - marcada para o dia 17 de julho, contra o Cuiabá-MT -, a equipe do Norte se reunirá em frente à TV para passar energias positivas ao time de Neymar & Cia.
Em 1947, após uma excursão do centenário Peñarol original pelo Brasil, que teve direito a viagem de barco de Belém a Manaus pelo Rio Amazonas e parada em Itacoatiara, nasceu o Penarol versão tupiniquim. Apesar do nome igual - embora adaptado à língua portuguesa -, as diferenças entre o time brasileiro, bicampeão amazonense, e o uruguaio, pentacampeão da Libertadores, são maiores do que as semelhanças. A começar pelas cores.
Enquanto o time de Montevidéu usa preto e amarelo, o do Amazonas escolheu o azul e branco para agradar também aos torcedores do Nacional, não o do Uruguai, mas o de Manaus mesmo.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Santos x Peñarol, parte II
Nos últimos anos vimos grandes produções do cinema serem reeditados pelos seus produtores depois de décadas. Assim foi com Rocky, Duro de Matar e Indiana Jones.
No futebol, o mesmo filme poderá ser repetido este ano.
Há quase 50 anos, em 1962, o Santos foi campeão da Libertadores, com um time memorável que tinha Zito, Coutinho, Pepe, e lógico, Pelé.
O jogo foi contra o tradicional Peñarol, onde depois de três partidas, o time alvinegro se sagrou campeão da América.
O filme poderá ser repetido a partir de hoje.
O Santos poderá reconquistar a Libertadores, com um time memorável que tem Elano, Paulo Henrique Ganso (que deverá retornar na 2ª partida), e lógico, Neymar.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Título da ressureição, e um cuiabano na disputa
Há pouco tempo, em 2008, o Vasco da Gama caia para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Um ano mais tarde, foi a vez do Coritiba cair para a Série B.
Os dois times foram bem na divisão inferior. Os dois foram campeões.
O Vasco da Gama em sua volta não foi bem. No ano passado figurou quase sempre na parte debaixo da tabela do Campeonato Brasileiro.
O Coritiba em sua volta, em 2011, vem sendo a sensação da temporada. Conseguiu o recorde de vitórias seguidas por um clube brasileiro, 23 vitórias (sendo comparado ao Barcelona), e está na final da Copa do Brasil.
O Vasco tem a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1x0 e joga pelo empate, além de estar invicto na competição.
O Coritiba venceu todos os jogos no Couto Pereira este ano, válidos pela Copa do Brasil, fazendo 16 gols e sofrendo apenas um, a-vas-sa-la-dor!
O Vasco aposta no seu quarteto ofensivo, formado por Felipe, Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro.
O Coritiba deverá ter a volta do cuiabano Marcos Aurélio, que tem sido o grande destaque da equipe nos últimos anos.
Jogo imperdível!
terça-feira, 7 de junho de 2011
Carta aberta ao goleiro da romênia
Tudo bem, Tataru?
Está sendo bem tratado em São Paulo?
Por sermos todos latinos, talvez você possa entender a razão sentimental deste pedido.
Franga hoje, Tatarusanu.
Um frango disfarçado, com cara de Tender de Natal, sem muito gosto, mas objetivo, eficiente, fatal.
Vamos pensar juntos, Tata. Ronaldo Fenômeno nunca mais vai te ver pela frente. E você jamais terá pela frente a silhueta, a sombra, a figura de um dos maiores atacantes da história do futebol.
Não é sempre que a CBF homenageia os craques que ajudaram a aumentar o patrimônio e a fama da entidade. Muita gente boa ainda espera por um jogo de despedida. Nem o capitão do penta oriental teve esta honra. Ainda.
Ronaldo entra em campo hoje pela última vez trajando o tecido amarelo. Fogos, aplausos e lágrimas. Os privilegiados do Pacaembu terão muita história para contar, mesmo com as dezenas de câmeras no estádio. Parece que serão 15, 20 minutos. Ele está fora de forma. Não importa.
Então, que tal aquele franguinho amigo?
Um chute de fora da área, um rebote despretensioso e você entra para a história. Em todas as fotos, em todas as imagens, lá estará Tatarusanu, o último goleiro do universo a levar um gol do extraterrestre recordista de comemorações em mundiais.
Custa nada, Tatarusanu.
E, ao buscar calmamente a bola nas redes, você espera a festa brasileira, caminha lentamente pelo gramado e oferece a redondinha a Ronaldo. Bacana, não?
Capaz da Fifa até batizar um troféu de Fair Play com o teu nome.
Prêmio Tatarusanu de Generosidade e Reconhecimento.
Abraços,
nação brasileira.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Equilíbrio no Brasileiro
O time do Ceará, é o 13º colocado no Campeonato Brasileiro, depois do empate em 2 x 2 com o Botafogo ontem.
O impressionante é que ele está a apenas uma vitória, três pontos, dos líderes da competição, Corinthians e Palmeiras.
Nesta quarta-feira (8), dois favoritos ao título, São Paulo e Atlético-MG se enfrentam pela 3ª rodada, e quem vencer assumirá a liderança da competição. Se der empate, os dois times se juntam aos líderes paulistas, comprovando o equilíbrio do Brasileirão.
Até a rodada passada a surpresa do Brasileiro era o expressinho do Vasco, liderados pelo talentoso Bernardo, que estava atropelando todo mundo.
Nesta rodada porém, eles foram goleados surpreendentemente pelo Coritiba por 5 x1, e mostrou que pegou tinha pego apenas adversários frágeis anteriormente.
A surpresa então fica para o Atlético-PR, que mesmo contando com bons jogadores, como Paulo Baier, Branquinho e Guerrón, continua na lanterna da competição com três derrotas em três jogos.
Assinar:
Postagens (Atom)