quarta-feira, 22 de junho de 2011

Adversário do Cuiabá na série D é destaque no Globoesporte.com


Quando pisar no gramado do Pacaembu para decidir o título da Taça Libertadores, contra o Peñarol, na noite desta quarta-feira, o Santos terá o apoio de um inusitado grupo de torcedores.

São os jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica do amazonense Penarol. Quase xará do rival santista - falta só o til no N -, o time da cidade de Itacoatiara, situada a 240km da capital Manaus, pôs o clube uruguaio que inspirou a sua criação de lado e deixou as raízes brasileiras falarem mais alto.

Após mais um dia de preparação para a estreia na Série D do Campeonato Brasileiro - marcada para o dia 17 de julho, contra o Cuiabá-MT -, a equipe do Norte se reunirá em frente à TV para passar energias positivas ao time de Neymar & Cia.

Em 1947, após uma excursão do centenário Peñarol original pelo Brasil, que teve direito a viagem de barco de Belém a Manaus pelo Rio Amazonas e parada em Itacoatiara, nasceu o Penarol versão tupiniquim. Apesar do nome igual - embora adaptado à língua portuguesa -, as diferenças entre o time brasileiro, bicampeão amazonense, e o uruguaio, pentacampeão da Libertadores, são maiores do que as semelhanças. A começar pelas cores.

Enquanto o time de Montevidéu usa preto e amarelo, o do Amazonas escolheu o azul e branco para agradar também aos torcedores do Nacional, não o do Uruguai, mas o de Manaus mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário